Frankfurt Alemanha shutterstock 556973500

Praça Romerberg, em Frankfurt, na Alemanha: país reabre para brasileiros vacinados contra a COVID-19 | Crédito: Shutterstock

Alemanha está aberta para brasileiros completamente vacinados desde ontem (22 de agosto). Segundo informações do Robert Koch Institut, o Brasil não é mais considerado uma área de variantes do coronavírus e passou a ser uma área de alto risco.

De acordo com o site da Representação da República Federal da Alemanha no Brasil, a partir desta data as pessoas com vacinação completa contra a COVID-19, e cuja imunização se deu por uma das vacinas listadas no site do Paul-Ehrlich-Instituts (PEI), a princípio, vão poder voltar a viajar para o país para fins de visita e turismo. Uma ampliação abrangendo outras vacinas com um padrão de proteção comparável (como a CoronaVac, por exemplo, que ainda não foi listada) está prevista assim que os testes necessários forem concluídos.

Afinal, em quais países os brasileiros podem entrar?
13 destinos para conhecer antes dos 30 anos

Caso já tenham se passado no mínimo 14 dias da data da última dose da vacina ou da dose única, os viajantes devem realizar o registro digital de entrada, assim como apresentar o comprovante de vacinação. Isso porque o documento pode ser exigido pela Polícia Federal alemã ou pela autoridade competente no momento do controle de fronteira. Por outro lado, passageiros que viajarem de avião devem apresentar os comprovantes à companhia aérea antes do início da viagem.

A diretora de Vendas da Lufthansa para o Brasil, Annette Taeuber, está aguardando detalhes sobre a medida. “Existe esta informação, porém ainda há detalhes a verificar e já pedi mais explicações. Além disso, tanto na Suíça quanto na Alemanha o comércio, hotéis e restaurantes estão funcionando a pleno vapor”, afirmou.

Vacinas aceitas pela Alemanha

vacina shutterstock 1891456996

Fique atento, porque nem todas as vacinas ainda são aceitas pelo país, como a Coronavac, por exemplo | Crédito: Shutterstock

São considerados 100% vacinados passageiros que tenham sido imunizados há no mínimo 14 dias com as duas doses (ou dose única, se for o caso) de uma das vacinas abaixo:

– BioNTech/Pfizer;
– Moderna;
– AstraZeneca;
– Janssen/Johnson & Johnson.

Tais passageiros deverão apresentar o comprovante de vacinação (impresso ou digital) no momento do check-in em inglês, alemão, espanhol, italiano ou francês. Certificados em português não serão aceitos. Contudo, é possível gerar uma versão em inglês do certificado nos aplicativos ConecteSUS ou Poupatempo Digital (SP).

Pós-pandemia: 12 destinos na Europa que todo mundo precisa visitar

No certificado devem constar:

– nome, sobrenome e data de nascimento do passageiro;
– data da vacinação e número de doses aplicadas;
– nome da vacina aplicada;
– nome da doença-alvo da vacina;
– indicadores da pessoa ou instituição responsável pela realização da vacinação ou pela emissão do certificado, como o logotipo ou o nome da instituição.

Além disso, os passageiros devem preencher o formulário digital DEA – Digital Electronic Form.

Passageiros que tiveram COVID-19 e que já tenham recebido uma dose do imunizante também se enquadram como “totalmente vacinados”. Nestes casos, além do certificado de vacinação com uma dose aplicada, terão de apresentar resultado de teste positivo para a COVID-19, impresso ou digital, dos tipos PCR, LAMP ou TMA. O teste deve ter sido emitido entre 28 dias e 6 meses antes da data de ingresso na Alemanha.

Menores de 12 anos de idade e ainda não vacinados estão autorizados a entrar na Alemanha. Todavia, devem estar acompanhados por pelo menos um dos pais que já esteja totalmente vacinado.

Demais passageiros continuam com restrições de entrada na Alemanha, com exceções previstas em lei.

Conexão

Desde o começo do mês passageiros que saem do Brasil podem realizar trânsito na Alemanha em direção ao seu destino final. A grande novidade é que, com a mudança de categoria do Brasil, passageiros provenientes do Brasil voltam a ter permissão para realizar trânsito na Alemanha tendo como destino final a China Continental.

Fonte: Panrotas
Fonte: https://www.segueviagem.com.br/blog/