DicasTurismo

Como evitar o jet lag: 7 dicas infalíveis

Apetite fora de hora, cansaço excessivo, problemas para dormir e sono fora de hora, esses sintomas estão presentes durante longas viagens? Não precisa entrar em pânico, não, porque essas são características do famoso jet lag. Em linhas gerais, este é um distúrbio que pode afetar o nosso relógio biológico por conta de alterações bruscas de fuso horário.

Mas, afinal, é possível evitar o jet lag? A resposta para essa pergunta é: sim. Justamente por isso nós preparamos este post com sete dicas para enfrentar esse “inimigo” de igual pra igual. Afinal, mais cedo ou mais tarde todo viajante acaba esbarrando com ele. Confira a seguir!

5 dicas para tornar sua viagem de avião mais confortável
Viagem de avião: dicas para minimizar os incômodos durante o voo

DICAS INFALÍVEIS PARA SOBREVIVER AO JET LAG

1. Entre no fuso horário antes da viagem

Para começar, entrar no fuso horário antes da viagem é uma excelente dica. Mas claro que isso não deve ser feito de uma vez só, OK? Faça isso de forma gradativa: ajuste o relógio e suas atividades para os horários do país escolhido para a visita. Essa é uma maneira de ajudar o seu corpo a se acostumar aos pouquinhos com a nova rotina.

2. Se possível, durma no avião

Tente se acomodar bem o suficiente para cochilar no avião e, assim, minimizar os efeitos do jet lag | Crédito: Shutterstock

Tente se acomodar bem o suficiente para cochilar no avião e, assim, minimizar os efeitos do jet lag | Crédito: Shutterstock

Você também é fã de um cochilo? Delícia, né! Pois veja só: caso a viagem tenha muitas horas, aproveite para descansar um pouco durante o voo, pois isso ajuda minimiza estresses e dores de cabeça (literais e no sentido figurado!). Mas, atenção, a gente não tá falando pra você passar a noite em claro e dormir somente no avião, viu? Tenha em mente que noites bem dormidas e uma alimentação leve ajudam atenuam bastante os sintomas do jet lag.

3. Se o desembarque for durante o dia, evite dormir ao chegar ao destino

jet lag shutterstock 712175911

Uma das formas de evitar o jet lag é não dormir logo que chegar ao destino final | Crédito: Shutterstock

Nós sabemos: é bem tentador sair do avião e se jogar na cama do hotel para dormir e recuperar as energias. Porém, por mais difícil que seja, vale a pena se adaptar primeiro ao fuso horário local. Até porque, se você dormir ao longo de toda manhã, por exemplo, à noite provavelmente estará sem sono. Isso não impede, entretanto, de descansar por no máximo uma horinha pra depois curtir o que o destino tem a oferecer, combinado? Assim você ganha uma energia extra para bater perna pela região 😉

4. Tente manter sua rotina alimentar

O jet lag também afeta a parte da alimentação. Em outras palavras, isso significa que você vai sentir fome fora do horário das refeições. Então, a fim de não castigar o seu organismo (mesmo porque a ideia é deixá-lo cada vez mais forte e preparado), tente deixar a sua rotina alimentar a mais regrada possível. Ou seja: evite comer fora de hora. Além disso, nos primeiros dias priorize alimentos leves e saudáveis. Dessa forma você se ajusta com mais facilidade e rapidez à nova rotina.

5. Pratique atividades físicas

shutterstock 1667033644

Aposte em caminhadas para reduzir o impacto do jet lag | Crédito: Shutterstock

Todo mundo fala da importância de fazer atividades físicas. E elas podem começar ainda durante o voo, sabia? Opa, como assim? Em viagens mais demoradas, levante a cada hora para esticar as pernas, andar um pouco pela aeronave e alongar o pescoço. Ao chegar ao destino, aproveite também para praticar alguma atividade, nem que seja caminhar entre um ponto turístico e outro. Estudos mostram que esse hábito simples ajuda o relógio biológico a se regular mais rapidamente.

6. Não utilize medicamentos para dormir

Pensou em tomar um remédio para dormir enquanto está no avião? Então saiba que eles podem piorar os efeitos do jet lag. Muito provavelmente agora você está se perguntando: e como devo fazer para me desligar do barulho e descansar? Simples: máscara de dormir, óleo de lavanda e chás são superindicados para acalmar e induzir o sono durante os voos.

7. Evite bebidas alcoólicas e café

Ingerir bebida alcoólica antes ou durante uma viagem de avião pode trazer uma série de desconfortos, como é o caso da desidratação do corpo. Isso sem contar o fato de que tanto o álcool quanto o café alteram o sono, deixando-o mais leve. Sendo assim, tente reduzir ao máximo ou evitar o consumo dessas bebidas, principalmente em viagens mais longas.

Por que não se deve ingerir bebida alcoólica antes do voo?
7 dicas para superar o medo de viajar de avião

E você, o que faz para aliviar o jet lag? Tem alguma dica extra? Então conta pra gente nos comentários, uma vez que o seu depoimento pode ajudar muita gente!

Fonte: https://www.segueviagem.com.br/blog/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *