Se a ideia for recarregar as energias, não precisa pensar duas vezes: Ilhabela, a mais ou menos 200 km de São Paulo, é uma ótima alternativa. Isso porque suas praias estão entre as melhores do litoral norte paulista e a região como um todo se destaca pela preservação ambiental. O resultado? O destino é pai e mãe da maior reserva de Mata Atlântica do planeta – tanto é que o Parque Estadual de Ilhabela representa 84% do arquipélago.
Aliás, você sabia que Ilhabela é um município-arquipélago? O destino é formado por 14 ilhas e ilhotas, das quais a maior de todas é a de São Sebastião. Além das mais de 30 praias, o lugar esconde uma série de cachoeiras excepcionais. Quem conduz até elas são diversas trilhas. A dica, portanto, é garantir um bom calçado, bons litros de água, repelente e muita disposição. As trilhas têm níveis de dificuldade variados e recompensam muito bem quem chega até o fim: banhos geladinhos, águas cristalinas e uma beleza cênica.
Nunca teve a chance de conhecer o destino? Não tem problema não, porque foi justamente pra você que preparamos este post, com dicas certeiras para curtir muito a região. Vamos lá?
O QUE FAZER EM ILHABELA
1. Curtir as praias mais badaladas da região: Castelhanos, Curral, Jabaquara, Julião, Feiticeira, Pedra do Sino, Ilha das Cabras e Bonete, só pra citar alguns exemplos
2. Tomar um sorvete na Rua do Meio e passear por entre os casarões
3. Dar uma voltinha pela Vila, como é chamado o Centro Histórico, e se deliciar em um dos inúmeros cafés e restaurantes
4. Fazer um tour pelas cachoeiras, como as cachoeiras do Gato, Três Tombos, Paquetá e Toca
5. Percorrer as trilhas do Parque Estadual de Ilhabela (algumas, inclusive, conduzem a cachoeiras) e admirar plantas e bichinhos ameaçados de extinção
Ah, e aqui vai um detalhe importante: se você estiver a fim de explorar o Parque Estadual de Ilhabela, é importante saber que, por conta da pandemia, algumas atrações só podem ser visitadas por meio de agendamento. Ele pode ser feito por este site, mantido pela Fundação Florestal. O ideal, inclusive, é agendar a visita com pelo menos 24h de antecedência, OK?
Este é o caso, por exemplo, das seguintes atrações:
– Trilha da Água Branca
– Cachoeira dos Três Tombos
– Trilha do Pico do Baepi
– Trilha do Bonete
– Cachoeira do Veloso
– Praia de Castelhanos
No entanto, se você tiver contratado algum passeio via agência de viagens, não precisa se preocupar com esse agendamento, já que, neste caso, as próprias agências de viagens se encarregam disso. Sendo assim, para ficar totalmente tranquilo, vale muito a pena contar com o apoio de uma agência 😉
6. Reservar um tempinho para visitar a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso
7. Fazer a trilha que leva ao cume do Pico do Baepi
Embora seja necessário ter bom condicionamento físico, uma vez que há muitas subidas, o prêmio é a linda vista panorâmica que se tem dali de cima. E não tinha como ser diferente: o Baepi é a sétima montanha mais alta da ilha de São Sebastião, ostentando 1.048 metros. Para coroar, o trajeto como um todo é bem sinalizado e não exige a presença de guias. Lembre-se: quanto mais bonito o dia, melhor a vista fica, combinado?
ILHABELA, A CAPITAL NACIONAL DA VELA
Você sabia que Ilhabela é conhecida como a Capital Nacional da Vela? Sim, é isso mesmo! Afinal, o destino reúne ventos mais do que propícios e ótimas condições do mar do canal de São Sebastião. Como resultado, a região sedia uma série de competições, como a Semana de Velha de Ilhabela, a mais importante da América Latina, e, por isso mesmo, atrai bastante gente interessada em praticar o esporte. Ao mesmo tempo, abriga clubes e escolas de vela, bem como disponibiliza embarcações para alugar. Ou seja: se você se amarra neste esporte, acaba de ganhar mais um motivo para viajar pra lá!
Viagens curtas para sair da rotina: dicas e destinos
Agora conta pra gente: você já conhece Ilhabela? O que você mais gosta de fazer pra lá? Deixe um comentário com a sua opinião, pois assim você pode ajudar a esclarecer as dúvidas de outras pessoas. Ah, e já sabe, né? Se for viajar, consulte sempre um agente de viagens. Dessa forma você garante assistência antes, durante e depois da trip.