DicasTurismo

O que fazer se perder o passaporte no exterior: confira as principais dicas

Antes de qualquer coisa, nós sabemos que este é um perrengue que ninguém deseja passar em uma viagem. Porém, como trata-se de algo que pode acontecer com qualquer pessoa, é melhor estar preparado(a)Mas agora você deve estar se perguntando: afinal, o que fazer se perder o passaporte na gringa? Essa é uma dúvida de muita gente e, por isso mesmo, nós trouxemos as principais dicas sobre o assunto. Logo, leia este post até o fim para ter tudo na ponta da língua! 

Vai pro exterior? Conheça as exigências para voltar ao Brasil
Grávidas podem viajar de avião? 

PERDI O PASSAPORTE NO EXTERIOR: SIGA ESSES TRÊS PASSOS 

passaporte shutterstock 1231542520

Muita gente não sabe o que fazer se perder o passaporte no exterior, por isso separamos as principais dicas para você ficar por dentro de tudo l Crédito: Shutterstock

Acima de tudo, mantenha a calma, principalmente se você foi furtado(a) ou roubado(a). Apesar de parecer difícil em um primeiro momentonão se desesperar é uma atitude que pode fazer toda a diferença. Além disso, tenha em mente que há uma solução para o seu problema, OK? Depois de respirar fundo algumas vezes e se sentir mais tranquilo(a)siga os passos abaixo. 

Como tirar o passaporte: confira o passo a passo 

1. Faça um boletim deocorrência (B.O) 

Assim que você se der conta de que o seu passaporte não está mais com você, procure a polícia local e faça um boletim de ocorrênciaNa sequência, acesse o site do Portal Consular e preencha um formulário online para solicitar um novo passaporte.

2. Vá a uma embaixada ou consulado do Brasil

Após completar o item 1, dirija-se à embaixada ou ao consulado mais próximo de você. A fim de te ajudar, clique aqui para conferir uma lista com todas as embaixadas e os consulados do Brasil. Tenha em mãos B.O e o formulário preenchido impresso. Uma vez lá, você irá pedir um novo passaporte. Contudo, o documento demora de sete a dez dias úteis para ficar pronto. 

8 erros que devem ser evitados em viagens de avião 

Atenção: caso você não consiga acionar o consulado ou a embaixada do Brasil, entre em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros do Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty). Caso seja necessário, mande um e-mail para [email protected].

3. Se tiver que voltar ao Brasil, peça uma ARB

Já está com voo marcado e não tem como esperar o prazo de sete a dez dias úteis para emissão do novo passaporte? A dica é solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB). 

Isso porque este documento tem caráter emergencial e fica pronto em até três dias. Mas atenção: ele só vai te dar autorização para fazer uma viagem direta ao BrasilPara viajar para outros países ou fazer escalas e conexões é preciso esperar o seu passaporte ficar pronto. 

Ao mesmo tempo, vale dizer que, quando o seu passaporte for emitido, ele será entregue como um novo. Ou seja: não terá os vistos que o anterior tinha. Portanto, caso você queira viajar para outro país a partir do destino onde está e precise de algum visto, terá que solicitá-lo também. 

Seguro-viagem x assistência de viagem: por que contratar
Passo a passo: como tirar o visto americano 

Bom, agora que você já sabe o que fazer se perder o passaporte, que tal compartilhar essas dicas com amigos e familiares? Dessa forma você ajuda outras pessoas que podem ter essa dúvida. Por outro lado, se estiver planejando uma viagem e quiser ficar por dentro de todas as exigências, não deixe de entrar em contato com um(a) agente de viagens 😊  

Fonte: https://www.segueviagem.com.br/blog/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *