O desejo de viajar está cada vez maior? Se a reposta for sim, temos uma solução que pode ajudar bastante: montar seu roteiro de viagem.
Quando pensamos em aproveitar nossas merecidas férias, queremos que tudo seja perfeito, é claro. Então, nada melhor do que um bom planejamento para evitar contratempos, certo? Justamente por isso, colocar os planos no papel e conversar com um agente de viagens é essencial para preparar e cuidar muito bem de cada detalhe com antecedência.
Não sabe por onde começar? Sem problemas! Vem com a gente e confira agora mesmo alguns quesitos que merecem atenção especial. Ah, mas saiba que a partir de agora você está por sua conta e risco: a vontade de viajar vai bater forte!
1. CONSULTE UM AGENTE DE VIAGENS
Este profissional é super, ultra, megaindicado se o que você deseja é uma viagem sem dor de cabeça. Além de criar pacotes personalizados, daqueles que são realmente sob medida para você e para as pessoas que vão te acompanhar, comprar com um agente de viagens significa ter acesso a vantagens como:
- Melhores condições financeiras;
- Bloqueios e datas exclusivas com companhias aéreas e hotéis;
- Consultoria especializada sobre um ou mais destinos;
- Suporte antes, durante e depois da viagem e a garantia de um serviço de qualidade.
Em outras palavras, o agente é a solução para todos os seus problemas. Pode confiar!
2. ESCOLHA E PESQUISE SOBRE O SEU DESTINO
Mar, neve, história, arte ou gastronomia? Saber do que você gosta e o que procura em um destino é fundamental para definir seu próximo desembarque. Já tem essa informação na ponta da língua? A próxima etapa é pesquisar muuuuuito sobre o local para poder começar a desenhar seu roteiro de viagem. Para dar uma força nessa parte, elencamos algumas perguntas essenciais e que podem ser facilmente respondidas por um agente de viagens. Olha só:
- Quando é o período de alta temporada?
- Qual é a melhor época para viajar para lá?
- Quais são as principais atrações?
- Como chegar?
- Quais são os documentos obrigatórios?
- Qual moeda devo levar?
- Quais são as opções de hospedagem?
- Existe vacina obrigatória?
3. DEFINA A DATA DE VIAGEM
Destino escolhido, agora é a hora de definir a data para seguir viagem. Como fazer isso? Ah, isso é simples. Se você seguiu todas as dicas do tópico anterior, já sabe qual é a melhor época para viajar para o local e as características que ele apresenta em cada temporada, como, por exemplo, clima ideal e festas sazonais.
4. POR QUANTO TEMPO VOCÊ PRETENDE VIAJAR E QUAL É O SEU ORÇAMENTO?
Agora, o próximo passo é saber quanto tempo você pode ficar no lugar e quanto terá para gastar durante sua aventura. Desta forma conseguirá definir o ritmo do passeio, quais pontos turísticos conseguirá visitar, quantas cidades vale incluir no roteiro e em qual lugar se hospedar, entre outros itens.
5. ONDE FICAR?
Nesta parte é imprescindível a ajuda de um agente de viagens. Especialista no assunto, esse profissional poderá indicar qual é a melhor hospedagem para você, respeitando suas exigências, preferências e condições financeiras. Ou seja: ele vai te ajudar a escolher um hotel ou resort que seja a sua cara.
6. SEPARE OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para que não sofra com nenhuma surpresa desagradável, pesquisar quais documentações são necessárias para viajar para determinado destino é indispensável. Em viagens internacionais, por exemplo, podem ser exigidos passaporte, certificado de vacinação, seguro-viagem e visto.
Já para aquelas em território nacional é necessário portar apenas o RG, CNH – Carteira Nacional de Habilitação – ou certidão de nascimento.
7. QUAIS PONTOS TURÍSTICOS VOCÊ DESEJA VISITAR?
Aqui vai um exemplo: quando em Roma, é sempre válido visitar o Coliseu, a Fontana di Trevi, o Vaticano, o Panteão e muitos outros endereços históricos, não acha? Então, que tal planejar seu dia a dia para que nenhum point fique de fora da lista? Assim você evita que algum local seja esquecido e conhece o que há de melhor, mais importante e mais famoso na cidade em questão.
8. POR FIM: SEGURO-VIAGEM
Pode parecer até um item não essencial em um primeiro momento, mas, acredite: ele é megaimportante! Na União Europeia, todos os países da região exigem que o viajante tenha contratado um plano com cobertura mínima de 30 mil euros. Caso contrário, o viajante pode nem conseguir entrar no país. Além disso, não existe coisa melhor do que viajar com a tranquilidade de ter atendimento médico e acesso a uma série de diferenciais, como atendimento em caso de extravio de bagagem, assistência jurídica, reembolso em interrupção de viagem e cobertura de gastos decorrentes de atrasos ou cancelamento de voos. Ah, vale dizer também que todo o atendimento é feito no idioma do passageiro.
E você, já sabe qual será a sua próxima viagem? Então conta para gente nos comentários sobre seu roteiro e seu destino! Assim você pode inspirar outros usuários a se aventurarem pelo mundo 😉