Sem categoria

Vai viajar de avião? Confira perguntas e respostas mais frequentes

Se aventurar pelo mundo afora é sempre muito bom, né? Mas, apesar de incrível, viajar de avião gera um monte de curiosidades e dúvidas, sobretudo de quem vai voar pela primeira vez. Você se encaixa nessa descrição? Então confira a seguir algumas das perguntas e respostas mais frequentes feitas por passageiros de companhias aéreas.

Viagem de avião: qual é o melhor lugar para se sentar?
Como se proteger do coronavírus em uma viagem

Ah! Quer saber quais protocolos de saúde e segurança estão sendo adotados a bordo devido à pandemia? Seu pedido é uma ordem: clique aqui e confira.

1. Quais são os documentos necessários para embarcar?

passaporte shutterstock 192341318

Passaporte: um dos documentos mais importantes em viagens para o exterior | Crédito: Shutterstock

Todo mundo sabe que, independentemente de pra onde seja a viagem, é preciso ter em mãos alguns documentos, certo? Certo! Caso a sua viagem seja em território brasileiro ou para algum dos países que fazem parte do Mercosul (ou seja: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai), basta portar o RG ou outro documento com foto.

Por outro lado, se a sua aventura for para outros destinos internacionais, vale conferir todas as exigências junto à Embaixada ou ao Consulado. Isso porque, além do passaporte, pode ser obrigatório tirar o visto (clique aqui para conferir quais países exigem visto) ou, então, comprovar que você tomou alguma vacina específica. A vacina que costuma ser mais solicitada é a da febre amarela. Por conta disso, muitos destinos costumam pedir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela. A previsão é de que, em um futuro muito próximo, a maioria dos países passe a exigir a comprovação da vacina contra COVID-19.

Também é preciso ficar atento ao seguro-viagem, já que ele é obrigatório em muitos países. Inclusive, devido à pandemia, vários destinos ao redor do globo só deixam entrar com seguro com cobertura para COVID-19 e com a apresentação de teste negativo para o novo coronavírus.

2. O que é check-in e pra que ele serve?

Em linhas gerais, o check-in serve como um processo de autorização de embarque. É durante o check-in que são feitas a checagem de documentação e a identificação do passageiro, bem como o despacho de bagagens. Apesar de ser possível fazer o check-in on-line e existirem totens nos aeroportos que facilitam bastante o processo, tenha em mente de que o ideal é chegar com antecedência ao aeroporto, OK? Mesmo porque ainda será preciso pegar a fila caso queira despachar alguma bagagem.

3. Quanto tempo antes do embarque eu devo chegar ao aeroporto?

Para trips nacionais recomenda-se chegar com pelo menos 1h30 de antecedência. Já para viagens para o exterior o ideal é estar no aeroporto no mínimo três horas antes do voo. Dessa forma você não passa nervoso com trânsito e com o grande volume de pessoas no aeroporto, por exemplo.

4. Como funciona o raio-x no momento do embarque?

Visando garantir a segurança de todos, antes de embarcar todos os passageiros devem passar pelo detector de metais. Cintos, itens de metal, relógios e, em alguns casos, até mesmo os sapatos, devem ser retirados e colocados em uma bandeja, assim como a bolsa ou mochila e celulares. Líquidos e cremes devem estar em frascos de até 100 ml – caso contrário não entram no avião –, ao passo que notebooks e tablets devem ser colocados separadamente na esteira, em outra bandeja.

Quem tiver marca-passo ou algum tipo de implante não precisa passar pelo raio-x, mas, nesses casos, é preciso apresentar uma documentação comprovando, OK?

5. Qual é o tamanho permitido para bagagens de mão?

bagagem de mao shutterstock 615540779

Qual tamanho pode ter a minha bagagem de mão? | Crédito: Shutterstock

Em vigor nos aeroportos do país e nas principais companhias aéreas, como GOL, LATAM e Azul, a norma exige peso máximo de 10 kg e o respeito às seguintes dimensões: 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade. Além disso, ela não pode conter itens cortantes ou perfurantes, como tesouras de unha e canivete. Quer conferir algumas dicas de como organizar a bagagem de mão para caber mais coisa? Dá só uma olhada neste post.

6. Como faço para acompanhar o status do meu voo?

Todos os aeroportos contam com monitores espalhados pelas instalações para facilitar a checagem do status do voo. Por esses monitores dá pra conferir o número do voo e descobrir se tem previsão de atraso, se o voo foi cancelado ou se vai sair no horário. Outra possibilidade é checar no balcão de informações das companhias aéreas.

7. Como transportar crianças de colo em viagens aéreas?

Crianças de até dois anos podem ser carregadas no colo por seu(s) responsável(is). No entanto, maiores de dois anos devem ocupar assentos exclusivos e os pais ou responsáveis devem garantir que os pequenos estejam utilizando cinto de segurança.

8. Como levar remédios na bagagem de mão?

Remédios controlados e para aliviar eventuais mal-estares são permitidos em bagagens de mão, desde que respeitem alguns critérios. São eles: o remédio deve estar dentro de uma embalagem plástica, transparente e bem fechada; a embalagem original deve estar junto; a quantidade permitida total é de 100 ml – se for um remédio líquido, pode ter até 1 litro.

Lembre-se sempre de andar com a receita do seu remédio controlado, combinado? Se a viagem for internacional, a receita precisa estar em inglês. De toda forma, levar remédios para o exterior exige cautela. Antes de embarcar, é muito importante checar a legislação do país para onde você está indo, uma vez que alguns medicamentos podem não ser permitidos por ali.

9. Quais cuidados devo ter com a bagagem? O que devo fazer se ela for extraviada?

bagagem aeroporto shutterstock 485097712

O que devo fazer se a minha mala for extraviada? | Crédito: Shutterstock

Você já deve ter percebido que, a cada ano que passa, cresce mais e mais o número de pessoas que viajam de avião, né? Sendo assim, para a sua segurança, feche suas malas com cadeados e utilize tags de identificação, nas quais você consegue colocar seu nome e endereço. Por falar em cadeados, priorize os cadeados TSA. Talvez você não saiba, mas existe uma agência nos Estados Unidos especializada em segurança nos voos: Transportation Security Administration (ou TSA). Se você viaja para os States, por exemplo, a TSA tem autorização para abrir sua mala e confirmar se você não está levando nada ilegal para o país. A vantagem dos cadeados TSA é que, se abrirem sua mala, eles não terão de quebrá-lo e, portanto, sua bagagem não ficará desprotegida.

Porém, o que devo fazer se a mala for extraviada? Ninguém merece, mas isso é algo que pode acontecer. Neste caso, procure um funcionário do aeroporto e faça um RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) com a companhia aérea. Se a sua mala não aparecer após 30 dias, você terá que negociar com a empresa aérea uma taxa de indenização.

10. Devo retirar minha bagagem nas conexões?

Geralmente isso não é necessário, pois a bagagem é transportada de uma aeronave para a outra pela própria equipe de bagagens do aeroporto. Ou seja: você despacha a sua mala no país de origem e só a retira no destino final. Mas fique atento às orientações passadas pela tripulação, porque alguns países podem exigir a retirada.

11. Minha mala foi danificada durante o transporte. O que fazer?

Nesta situação é preciso realizar uma reclamação junto à companhia aérea em um prazo de até sete dias. Após isso, a empresa tem o mesmo período para reparar a peça ou substituir a bagagem por outra equivalente.

12. Perdi o voo. E agora?

Uma vez perdido o voo, não adianta se desesperar. A primeira coisa a fazer é entrar em contato com a companhia aérea, seja no próprio aeroporto ou por telefone. Se tiver fechado a viagem com o auxílio de um agente de viagens, então, melhor ainda, já que é só ligar para ele e explicar o que aconteceu. Ele te passará todas as orientações e te ajudará a embarcar em um novo voo de forma simples e rápida. Nós elencamos aqui as principais vantagens de contratar um agente de viagens.

13. O aeroporto fechou devido ao mau tempo. Quais são os meus direitos?

Acima de tudo, a empresa aérea deve prestar assistência aos clientes. Como assim? Bom, se o atraso for de 1h, ela deve facilitar a comunicação, oferecendo ligações telefônicas e acesso à internet; se for de 2 horas, deve garantir a alimentação do passageiro. Em contrapartida, se o atraso for acima de 4h, o passageiro tem direito a serviço de hospedagem e transfer de ida e volta ao aeroporto.

POR DENTRO DO AVIÃO: DESCUBRA ALGUMAS CURIOSIDADES

Aviao shutterstock 146314307

Por que as janelas dentro do avião são redondas? | Crédito: Shutterstock

Agora que você já está craque em viagens de avião, o que acha de ficar por dentro de algumas curiosidades sobre esse meio de transporte tão incrível? Pois nós fomos atrás de algumas informações que pouca gente sabe. Espia só!

  • Pequenos triângulos pretos ou vermelhos encontrados nas paredes do avião servem para mostrar à tripulação os assentos que apresentam melhor visão das asas e do motor;
  • Nos voos noturnos as luzes são apagadas durante o pouso para que a visão do passageiro se acostume com a escuridão;
  • As aeronaves geralmente voam a mais de 800 km/h;
  • Piloto e copiloto comem pratos diferentes a fim de evitar indisposições;
  • As temperaturas no exterior do avião ficam em torno de -55°C;
  • O voo normalmente alcança 35 mil pés de altitude, o que equivale a mais ou menos 11 mil metros;
  • As partes traseiras são as mais seguras do avião;
  • Você já reparou que as janelas dos aviões têm um pequeno furo? Pois é, ele existe para equilibrar a pressão entre a cabine e o exterior;
  • No decorrer do pouso e da decolagem a poltrona deve estar na vertical e a mesinha fechada. Isso garante a segurança de todos e uma evacuação rápida em caso de necessidade, além de, claro, proteger a coluna do impacto do pouso;
  • Por fim, as janelas dos aviões são redondas por um motivo: ajudam a distribuir melhor a pressão que ocorre de dentro pra fora.

5 dicas para tornar sua viagem de avião mais confortável

E você, tem alguma outra dúvida sobre viagens de avião que não apareceu aqui? Então conta pra gente nos comentários, porque vamos adorar buscar a resposta pra você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *