DicasTurismo

Visto físico para o México passa a ser exigido a partir de 18/08/2022; veja como obter

Fique atento, pois o visto para o México vai passar a ser exigido de brasileiros | Palacio de Bellas Artes, Cidade do México | Crédito: Shutterstock

Fique atento(a), pois o visto para o México é exigido de brasileiros(as). Vem ver como obter o seu! | Palacio de Bellas Artes, Cidade do México | Crédito: Shutterstock

*Post publicado originalmente em 30/11/2021, mas atualizado às 18h44 de 03/08/2022*

Você tem uma viagem marcada para o México a partir de 18/08/2022? Então fique atento(a), pois o país vai voltar a exigir visto físico de turistas brasileiros(as). A decisão foi oficializada por meio da publicação no Diário Oficial do governo mexicano e altera a medida que estava em vigor, que envolvia somente uma autorização eletrônica.

Afinal, quanto custa ir para Cancún?
5 destinos no México que todo mundo precisa visitar

A notícia traz novidades em todo o processo. Para começar, quem quiser o visto terá de ir até as unidades do consulado mexicano nas cidades de São Paulo ou Rio de Janeiro ou, então, se dirigir à embaixada, em Brasília (DF). Pelo menos por enquanto, não é possível obter o documento on-line.

Ao mesmo tempo, todos(as) terão de pagar uma taxa de US$ 48. Hoje, o valor corresponde a mais ou menos R$ 250. No entanto, tenha em mente que o valor pode mudar pra cima ou pra baixo por conta da oscilação do câmbio.

Passo a passo para tirar o visto para o México

De modo geral, as etapas são bastante simples. Porém, como se trata de uma medida nova, é preciso ter paciência, sobretudo em função do grande volume de pessoas e, também, à escassez de algumas informações.

  1. Acesse o site sre.gob.mx. Vai aparecer uma mensagem em espanhol perguntando se você está a fim de realizar algum trâmite no México ou por meio de algum consulado. Clique nesta última opção (será o quadradinho da direita).
  1. Você terá de clicar em “crear cuenta” para criar um cadastro. Uma ficha deve aparecer na tela, solicitando dados como nomepaíse-mail e em qual consulado você deseja ir, entre outros. Você também vai precisar definir uma senha. Pense em uma senha forte, de preferência com caracteres especiais e números, pois o sistema não aceita senhas consideradas “fracas”.
  1. Fique de olho no e-mail que você utilizou para fazer o cadastro. Isso porque você terá de validar a sua conta para poder dar sequência ao processo.
Vai pro México? Aqui tem 7 dicas de hotéis em Los Cabos
Afinal, qual é a melhor época para ir para Cancún?
  1. Agende quando será a sua ida até o consulado ou embaixada. Para tanto, clique no botão “Programar”. Vai aparecer na tela o endereço do consulado localizado na cidade que você selecionou no cadastro. Clique em “Seleccionar”, depois em “Aceptar” e, em seguida, em “Continuar”.
  1. O sistema vai pedir que se inclua a Clave Única de Registro de Población, que é como o RG para os(as) mexicanos(as). Como estrangeiros(as) não têm este número, clique na opção “Agregar manualmente” e insira os dados que forem solicitados. Detalhe: tenha o passaporte em mãos. Nota: fizemos o passo a passo até aqui, mas o sistema parecia não aceitar as informações e, portanto, não permitiu que seguíssemos. Vamos continuar tentando para atualizar as informações a partir desta etapa.

     

  2. Conforme aparece no próprio site do consulado do México, os(as) interessados(as) devem ir até o consulado ou embaixada no dia estipulado. Entretanto, é preciso levar o número do agendamento e alguns documentos, citados aqui.

Todo mundo precisa tirar o visto?

Não! Algumas pessoas estão isentas desta obrigação. São elas:

– quem tiver visto válido e vigente para os EUA, Canadá, Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, Japão e Reino Unido, bem como para qualquer outro país que faça parte do Tratado de Schengen;

– pessoas que sejam residentes permanentes nos EUA, Canadá, Grã-Bretanha, Japão, Reino Unido e Irlanda do Norte. Além disso, o visto não é exigido de quem morar em algum país que faça parte do Tratado de Schengen, assim como em um dos países que integram a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru).

Por que brasileiros(as) vão ter que tirar visto para o México?

Cancun Mexico shutterstock 1028516449

Tá a fim de ir pra Cancún curtir essa vista? Pois então descubra como tirar o visto para o México | Crédito: Shutterstock

Segundo o governo mexicano, a medida tem a ver com o fato de que muitos(as) brasileiros(as) estavam trabalhando de forma ilegal no país. Embora a publicação no Diário Oficial não mencione, acredita-se que a decisão também tenha sido tomada devido à grande quantidade de pessoas tentando cruzar clandestinamente a fronteira para os Estados Unidos.

Sendo assim, cabe ressaltar que quem chega ao México, ainda que em uma viagem de negócios, não tem autorização para realizar atividades remuneradas.

2 resorts no Caribe Mexicano que valem a experiência
Para viajar de avião precisa de passaporte? 

E aí, o que você achou da necessidade de tirar visto para o México? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma informação extra? Deixe um comentário! Dessa forma você pode acabar ajudando outras pessoas 😉

Fonte: https://www.segueviagem.com.br/blog/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.