Sem categoria

Como tirar o visto americano: confira o passo a passo

Nova York, Miami, Orlando, Nova Orleans, São Francisco, Las Vegas… Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer um ponto: não importa muito qual desses destinos seja o seu escolhido; o visto americano é obrigatório para qualquer região dos Estados Unidos.

Como tirar o passaporte: confira o passo a passo

Mas pode ficar bem sussa quanto a isso. Embora este processo pareça um pouco assustador para quem está a fim de obter o visto pela primeira vez, saiba que não é difícil dar entrada nesse documento. Afinal, basicamente o que você precisa fazer é cumprir todas as etapas e, claro, sempre falar a verdade.

Foi pra te dar uma forcinha com isso que nós preparamos este post, reunindo todas as dicas que envolvem como tirar o visto americano. Curtiu? Então confira este conteúdo até o fim – e sinta-se convidado a compartilhar suas experiências!

 

Para começar: consigo tirar o visto americano durante a pandemia?

Atenção, galera, para uma informação muito importante: por conta da pandemia, a emissão do visto americano está temporariamente suspensa. Por motivos de segurança, desde 17/03/2020 não estão rolando entrevistas – até porque as fronteiras com os States também estão fechadas desde essa época.

Por outro lado, a boa notícia é que é possível iniciar o processo desde já e efetuar o pagamento da taxa para solicitação de visto (MRV). Isso porque a validade da taxa foi estendida até o dia 30/09/2022. Em outras palavras, mesmo que ainda não seja possível agendar a entrevista no consulado, você consegue já deixar essa parte engatilhada e dar continuidade ao processo quando os serviços consulares voltaram a operar normalmente. Legal, né?

A medida vale também para quem já tinha pagado a taxa (pré-pandemia) e até agora não conseguiu fazer a entrevista.

Quer mais informações sobre isso? Elas estão reunidas aqui.

PASSO A PASSO: COMO TIRAR O VISTO AMERICANO

O visto americano consta no passaporte shutterstock 316568405

Como tirar o visto americano: descubra agora mesmo | Crédito: Shutterstock

Acima de tudo, vale ressaltar que existem diferentes categorias de visto. Sabe por quê? Simples! O tipo de visto varia de acordo com o perfil do visitante e com o tipo de viagem que ele pretende fazer.

Dá só uma olhada em algumas das categorias para não imigrantes: férias, turismo ou tratamento médico (B-2); visitantes de negócios (B-1); jornalistas e membros da mídia (I); diplomatas & funcionários de governos estrangeiros (A-1, A-2); au-pairs (J-1); e intercâmbio/estágio (J-1), entre uma série de outras. Ao mesmo tempo, há vistos específicos para imigrantes, que envolvem cônjuges de cidadãos dos Estados Unidos (IR1, CR1) e familiares de cidadãos (IR2, CR2, IR5, F1, F3, F4), por exemplo. A lista completa de categorias está disponível neste site.

Sendo assim, em primeiro lugar você precisa definir a categoria adequada ao estilo de viagem que deseja fazer. No caso de turismo, B-2 é a alternativa certa.

1. Preencha o formulário on-line

Todo mundo que quiser obter o visto americano precisa começar o processo preenchendo o formulário DS-160. Aliás, antes de começar a preencher, selecione, nesta mesma página, em qual consulado você gostaria de fazer a sua entrevista – no Brasil existem quatro, localizados em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, assim como a embaixada em Brasília. Fez isso? Joia, então agora é só clicar em “Start an application”.

Você será redirecionado para uma página, também em inglês, que explica, entre outras coisas, que algumas informações dos usuários são captadas para fins de estatística (como navegador utilizado, data e horário de acessos) e que os dados coletados não serão compartilhados com terceiros. Clique na caixinha “I agree” (eu concordo).

Rolando o mouse um pouquinho você vai se deparar com a sua Application ID (gerada automaticamente) e com algumas opções de perguntas de segurança. Escolha a pergunta que preferir e digite sua resposta. Guarde bem essas informações, viu? Caso você comece a preencher o formulário, mas opte por terminá-lo em outro momento, você terá de usar esses mesmos dados para retomar o processo.

Como você já deve imaginar, o formulário DS-160 está todo em inglês. Preencha-o com atenção e forneça informações atualizadas. Além disso, lembre-se de sempre salvar cada uma das etapas para não ter de refazer o processo caso a página expire, OK?

2. Faça o pagamento da taxa de solicitação de visto (MRV)

Pagamento para obter o visto americano shutterstock 1081849301

Pagamento da taxa de solicitação de visto: um dos pré-requisitos para tirar o visto americano | Crédito: Shutterstock

O valor é de US$ 160 para o visto de turismo (B-2). Entretanto, se o objetivo da sua viagem não for turismo, não encana: o preço para demais categorias do visto americano pode ser conferido aqui. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito pelo site de agendamento de entrevista ou por boleto bancário.

Após pagar a taxa, nem pense em jogar o comprovante fora: você precisará do recibo para agendar a entrevista e terá de levá-lo ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (CASV) quando for rolar a coleta de impressões digitais e da foto.

3. Agende sua entrevista

Tudo certo até aqui? Maravilha! O próximo passo é fazer dois agendamentos: um se refere a uma visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (CASV), ao passo que o outro é a entrevista no consulado. Nessa etapa você também vai definir se, ao final de tudo, prefere retirar o passaporte com o visto no consulado ou se o documento será enviado à sua casa.

Ah, e não estranhe: muito embora você tenha que ir primeiro ao CASV, o sistema exige que você escolha primeiro a data da entrevista no consulado, OK?

4. Compareça ao CASV

Coletando impressoes digitais como tirar o visto americano shutterstock 276306200

A coleta de impressões digitais é uma parte importante do processo para tirar o visto americano | Crédito: Shutterstock

Vá ao CASV no dia e hora marcados. Leve com você o seu passaporte atual (assim como o seu passaporte antigo, se tiver, mesmo que o visto americano já tenha vencido), a confirmação de preenchimento do formulário DS-160 e a confirmação do agendamento – essas duas últimas devem estar impressas.

É no CASV que suas impressões digitais serão coletadas e que uma foto sua será tirada.

5. Faça a entrevista na embaixada/consulado

A entrevista acontece na embaixada em Brasília ou, então, nos consulados em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo. De maneira geral, ela é bem simples. Neste dia, certifique-se de ter em mãos os mesmos documentos que você levou ao CASV. Inclusive, a dica é levar pouquíssima coisa com você, já que só é permitido entrar no consulado com os documentos e uma bolsa pequena. Por isso mesmo, é praxe encontrar, pertinho do local, comerciantes com guarda-volumes.

A gente sabe que a hora da entrevista faz muita gente morrer de medo, especialmente porque ninguém tem a garantia de que vai obter o visto americano. Porém, fique tranquilo: fale sempre a verdade e confirme os dados que você apresentou no formulário. Vai dar tudo certo!

6. Entrega do visto americano

Por fim, depois que você é aprovado na entrevista, seu passaporte fica retido na embaixada a fim de receber o visto. O prazo máximo de devolução é de 10 dias – e ela vai acontecer de acordo com a opção que você escolheu ao longo do processo (se a retirada será presencial ou se a entrega será na sua casa).

RESUMO: DOCUMENTOS PARA TIRAR O VISTO AMERICANO

  • Passaporte atual, com validade de no mínimo seis meses;
  • Passaportes antigos que já tenham recebido o visto americano (se tiver, é claro, e mesmo que o visto já tenha vencido);
  • Formulário DS-160;
  • Impressão digital e foto (recolhidos no CASV);
  • Confirmação de agendamento da entrevista no consulado/embaixada.

Quer se sentir mais seguro e facilitar o processo como um todo? Então fique à vontade para levar documentos que comprovem seus vínculos no Brasil, como comprovante de residência, carteira de trabalho, contrato de trabalho e certidão de casamento, por exemplo.

DICA BÔNUS

Não feche a viagem antes de obter o visto americano

Como tirar o visto americano shutterstock 250732837

Nunca feche a viagem para os Estados Unidos antes de tirar o visto americano | Crédito: Shutterstock

A gente sabe que a ansiedade fala alto em muitas ocasiões. Contudo, nunca feche a viagem antes de obter o visto americano, uma vez que não existe a garantia de que ele será concedido. Isso significa que suas chances são mínimas? De forma alguma. Mas é sempre bom se prevenir, né? Além disso, há períodos de alta procura, portanto nem sempre há uma data próxima disponível para o agendamento no CASV e ao consulado.

É justamente por este motivo que o ideal é se preparar para tirar o visto com bastante antecedência, combinado? Assim você não passa sufoco com as datas. Por falar em datas, só pra reforçar, no momento os agendamentos não estão sendo realizados por conta da pandemia, não se esqueça!

Vai viajar de avião? Confira perguntas e respostas mais frequentes

Ainda ficou com alguma dúvida de como tirar o visto americano? Então conta pra gente nos comentários!  Ah, mais uma coisa: sempre que estiver pensando em viajar, consulte um agente de viagens. Dessa forma você garante o melhor roteiro, a melhor hospedagem e a melhor experiência de todas 😉

Fonte: hhttps://www.segueviagem.com.br/dicas-de-viagem/resorts-lazer-e-diversao-em-tempo-integral/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *